9° Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio da Secretaria de Educação Básica juntamente com as organizações parceiras, está na 9ª edição.

9° Prêmio Professores do Brasil

9° Prêmio Professores do Brasil

A meta de prêmio é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.

Sabemos que registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

Categorias

- Creche - Educação Infantil

- Pré-escola - Educação Infantil

- Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos - Anos iniciais do Ensino Fundamental

- 4º e 5º anos - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

- 6º ao 9º ano - Anos Finais do Ensino Fundamental

- Ensino Médio

As inscrições realizadas nas categorias "Ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º a 9º anos e Ensino Médio" devem ser enquadradas em uma das quatro seguintes áreas: ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas.

Objetivos

- reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil;

- valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações;

- dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino;

- e estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.

Regulamento

O regulamento, será disponibilizado em http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/, antes da abertura do período de inscrições, previsto para 15 de junho de 2015 a 21 de setembro de 2015.

Ressalta-se que o processo de seleção acontecerá em quatro etapas, que se encontram descritas abaixo e estarão no Regulamento do Prêmio.

1ª Etapa – Local
Representantes do Conselho Nacional de Educação (CONSED) e da União Nacional de Dirigentes Municipais (UNDIME) compõem Comitês Locais de seleção, de acordo com a quantidade de órgãos seccionais das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação nos 26 estados e no Distrito Federal. A quantidade de selecionados nesta etapa irá variar de acordo com a quantidade de professores da rede pública e de órgãos seccionais de cada estado.

2ª Etapa – Estadual
Representantes do Conselho Nacional de Educação (CONSED) e da União Nacional de Dirigentes Municipais (UNDIME) compõem Comitês Estaduais de seleção, sendo um em cada Unidade da Federação. Recomenda-se que além dos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação o Comitê Estadual conte com especialistas na área. Cada Comitê Estadual selecionará um relato de cada categoria, totalizando 162 semifinalistas (27 Unidades da Federação x 6 categorias).

3ª Etapa – Regional
A Coordenação Nacional do Prêmio convocará especialista na área para analisar o relato e selecionar dois finalistas por região geográfica do país, por categoria – num total de 60 relatos.

4ª Etapa – Nacional
Um grupo de representantes das instituições parceiras, presidido por especialista na área, irá definir os 30 vencedores: um de cada categoria por região.

Inscrições

Em 2015 o processo de inscrição de envio do relato e de seleção serão feitos por meio de http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/
As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil deverão ser realizadas via Internet no período de 15 de junho a 21 de setembro de 2015. Após o preenchimento do cadastro inicial, o interessado terá acesso a uma ficha de inscrição que traz informações sobre como elaborar o relato de prática.

Para participar, basta clicar em Inscrição durante o período de 15 de junho a 21 de setembro de 2015.

Premiação

Serão premiados 5 (cinco) professores em cada uma das 6 (seis) categorias, totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7.000,00.

Em cada categoria deverá ser premiado 1 (um) professor por região geográfica do país.
Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5.000,00 por categoria.

Resultados

A divulgação oficial do resultado final do Prêmio Professores do Brasil – 9ª Edição ocorrerá entre 23 de novembro e 11 de dezembro de 2015, a cargo da Secretaria de Educação Básica, por meio de publicação no Diário Oficial da União e nos sítios eletrônicos das instituições promotoras do Prêmio.

Contato

Prêmio Professores do Brasil – 9ª edição
Email: ppb@consed.org.br
Telefone: 0800 648 2015

 

Fonte: Portal MEC

Comentários, experiências, opiniões, referências e informações adicionais: 9° Prêmio Professores do Brasil

Se quiser compartilhar conosco alguma experiência ou opinião, pode fazê-lo aqui:

Pesquisar centros de ensino perto de sua casa ou local de trabalho  

Video: "Educação proibida. Filme completo.